- Área: 400 m²
- Ano: 2010
-
Fotografias:Gudmundur Benediktsson , Rafn Sigurbjornsson
Descrição enviada pela equipe de projeto. Hofsos é uma pequena vila de pescadores na parte norte da Islândia, que consiste de pequenas casas islandesas tradicionais. A pequena escala do entorno circundante foi uma inspiração no processo de concepção da piscina. A partir do terreno há uma magnífica vista para o Oceano Atlântico, onde a ilha Drangey encontra-se no horizonte. No inverno as luzes distantes da vila de Saudarkrokur podem ser vistas na margem oposta.
A ligação para a ilha de Drangey é de grande importância histórica e cultural. Um dos personagens mais importantes das sagas islandesas, Grettir, nadou até a ilha para escapar de uma batalha. A piscina está posicionada em um eixo direcionado à ilha, assim os nadadores possuem a sensação de estar fazendo a mesma rota de Grettir para Drangey.
A piscina é delicadamente integrada na paisagem, sendo cortada no terreno e aberta para a vista do Oceano e da ilha de Drangey. O edifício e o aterro sanitário contra as empenas criam proteção tanto contra o forte vento do norte, bem como da perturbação sonora da estrada e da aldeia circundante. O complexo do edifício contém vestiários, piscina e duas jacuzzis. A principal construção do edifício é de concreto. O vidro industrial é translúcido, permitindo que a luz do dia ilumine o espaço, mas sem ser transparente. Isto dá uma experiência especial e conforto nos vestiários. A iluminação exterior é minimizada para priorizar as estrelas e a aurora boreal que são frequentes nesta área durante o inverno.